Conteúdo notícias

» Notícias

DPG participa de visita virtual do presidente do STF ao Judiciário da PB

Por: Larissa Claro

O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, participou nesta terça-feira (28) da visita institucional virtual realizada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, ao Judiciário paraibano. Além dos representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, o encontro também contou com a participação de representantes do Sistema de Justiça, a exemplo da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB).

A visita institucional foi transmitida por meio da plataforma Cisco-Webex e teve abertura feita pelo ministro Dias Toffoli. “A Justiça estadual, que é a maior entre os ramos da Justiça, está, no dia a dia da sociedade, cuidando de assuntos importantes para o cidadão e sendo responsável pela resolução nas relações privadas e questões contratuais, por exemplo. Ela é extremamente importante para o trabalho do nosso Sistema de Justiça na pacificação social e nas relações do cidadão no cotidiano”, disse o ministro.

Na sua fala, o defensor público-geral salientou a união dos diversos entes que formam o sistema de Justiça para alcançar resultados melhores e mais céleres. Ele também falou sobre a atuação da instituição durante a pandemia. “Com muita rapidez e de uma hora para a outra a Defensoria Pública precisou se adequar ao momento de pandemia e, assim, manter, desde o primeiro momento, o atendimento à população hipossuficiente do Estado.Dentro dessa nova realidade, viabilizamos em tempo recorde - e com uma estrutura mínima - o atendimento ao público de forma remota para garantir a todos os assistidos o direito de acesso à Justiça”, ressaltou Ricardo Barros.

O presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, guiou a visita virtual do ministro e frisou, na abertura, a coesão do Tribunal, em busca de um Judiciário unido em prol da sociedade, além de afirmar a visão de planejamento e estratégia que tem gerado resultados bastante positivos, a exemplo de cumprimento de metas e implantação das recomendações do CNJ.

A reunião também contou com a presença dos presidentes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador José Ricardo Porto; e do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, Wolney de Macedo Cordeiro; dirigentes do Ministério Público do Estado, da Associação dos Magistrados da Paraíba, e da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, bem como da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho.

 

Fonte: Com informações do TJPB