Conteúdo notícias

» Notícias

DPE inicia série sobre sistema de Justiça com o desembargador Joás de Brito

Por: Larissa Claro

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba inicia nesta quinta-feira, às 19h, a série de lives “Diálogos com o sistema de Justiça”. O primeiro convidado é o desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Joás de Brito Pereira Filho. Ele vai conversar com o defensor público da Comarca de Campina Grande, Marcel Joffily, sobre “Poder Judiciário, Defensoria Pública e Acesso à Justiça”. A live será transmitida pelo perfil da DPE-PB no Instagram (@defparaiba).

Para o defensor público Marcel Joffily, coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da DPE-PB em Campina Grande, aproveitar o momento de distanciamento social para dialogar com o sistema de Justiça é importante pois a pandemia da Covid-19 forçou todos os componentes desse sistema a se readequarem às novas regras de convivência, inclusive para fins de possibilitar aos cidadãos um acesso à Justiça eficiente e tempestivo.

CONVIDADO - O desembargador Joás de Brito atuou como advogado e procurador geral do Estado até se tornar membro do Poder Judiciário em 2007. Ele foi presidente do Tribunal de Justiça de 2017 a 2019 e atualmente preside a Câmara Criminal do órgão. O magistrado é mestrando da Universidade de Fortaleza (Unifor), no programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos.

Ele foi escolhido para dar início a série de debates com representantes do sistema de Justiça  por ter tido um papel fundamental, durante a sua gestão enquanto presidente do TJPB, para a nomeação dos primeiros defensores públicos concursados da história da Paraíba.