Conteúdo notícias

» Notícias

Laboratório da UFPB é certificado pela DPE-PB por estudos sobre pandemia

Por: Larissa Claro

O Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi certificado com o Selo Defensoria Pública de Responsabilidade Social pela contribuição dada às autoridades na tomada de decisão das medidas adotadas no período da pandemia na cidade de Patos. O estudo encomendado pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) mostrou o processo de interiorização do novo coronavírus (Covid-19), alertando para os efeitos da pandemia caso as medidas de distanciamento social não fossem adotadas.

De acordo com o relatório, o pico dos casos na cidade de Patos ocorrerá entre as terceira e quarta semanas de junho. Na hipótese de um cenário de normalidade no convívio das pessoas, aproximadamente 2,5 mil casos de infecção são previstos na cidade, aponta os pesquisadores.

O primeiro resultado foi apresentado por videoconferência, no dia 18 de maio, na presença de representantes da Defensoria Pública estadual, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e da Prefeitura Municipal de Patos. A apresentação do relatório foi do professor Cássio da Nóbrega e do pesquisador Flávio Macaúbas Torres Filho. Uma nova análise foi concluída no dia 25 de maio, sem alterações significativas nos resultados.

“É importante ressaltar que o estudo tem embasado as políticas públicas adotadas no município, bem como as recomendações feitas pela Defensoria. A sua divulgação, por si só, já provocou um efeito enorme na conscientização da população sobre a necessidade de respeitar o isolamento social e praticar as medidas de prevenção”, disse a coordenadora do Núcleo de Atendimento da DPE-PB em Patos, Monaliza Montinegro.

DADOS -
De acordo com os dados apresentados, João Pessoa registrou, no dia 15 de maio, 27 novos casos, enquanto a cidade de Patos apresentou 45 novos casos na mesma data. Também foi destacado o aumento de 216,2% dos casos confirmados (74 para 160 casos) em apenas uma semana (de 9 a 16 de maio) e de 44,4% nos óbitos (7 para 13), refletindo uma taxa de mortalidade de 5,5%.

RECOMENDAÇÃO
– Com o objetivo de conscientizar e orientar a população de Patos para a necessidade de respeitar o distanciamento social, a Defensoria Pública chegou a recomendar ao gestor municipal que adote temporariamente medidas de restrição compulsória de circulação, o chamado lockdown.

SELO DE RESPONSABILIDADE – A certificação concedida pela DPE-PB busca motivar a iniciativa privada, organizações e instituições a contribuírem com as populações carentes do Estado, especialmente durante a pandemia da Covid-19. Qualquer empresa ou entidade pode participar de forma voluntária, contribuindo por meio de serviços, doação de insumos ou auxílio financeiro. Os interessados podem se informar pelo telefone (83) 98640-8427.

CONFIRA ABAIXO AS DUAS ANÁLISES REALIZADAS PELO LABIMEC

Análise Labimec Patos 15/05

Análise Labimec Patos 25/05