Conteúdo notícias

» Notícias

Parceria com parlamentar beneficia inclusão de pessoas com deficiência

Por: Larissa Claro

A deputada federal Edna Henrique vai destinar R$ 250 mil em emenda parlamentar impositiva para a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). O recurso proveniente do Ministério do Turismo será utilizado na construção de um Espaço Turístico adaptado, na orla de Cabo Branco, para beneficiar a inclusão social de pessoas com deficiência. A parceria foi firmada na tarde da última segunda-feira (3), no gabinete do defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros.

Com a adaptação do Espaço, o projeto Acesso Cidadão, administrado pela ONG AC Social - Assessoria e Consultoria para Inclusão Social, contará com uma estrutura fixa para desenvolver as atividades de esporte e lazer que já realiza na praia do Cabo Branco, em frente a Fundação Casa de José Américo.

Para o DPG Ricardo Barros, a parceria com a deputada federal na construção desse espaço vai estimular a participação de pessoas com deficiência a prática de atividades de esporte e lazer, bem como democratizar o acesso dessas pessoas ao banho e a contemplação do mar, maximizando o turismo na região.

“Acredito que a praia é um dos lazeres mais democráticos que existem, mas as pessoas com deficiência enfrentam muitos obstáculos, a começar pelo acesso ao mar. O Acesso Cidadão é uma iniciativa essencial para o bem estar de pessoas com deficiência física, motora e psíquica e a Defensoria Pública fica muito feliz em ser a ponte dessa conquista”, disse.

A deputada federal Edna Henrique lembra que o trabalho desenvolvido atualmente com esse público na orla da Capital é feito de maneira precária, já que a estrutura utilizada pelo projeto é móvel. “Todos os domingos eles têm que montar a estrutura toda, levar passarelas, cadeiras e todos os equipamentos de esporte e lazer. Montar um espaço fixo vai facilitar e melhorar a assistência dada às pessoas com problema de acessibilidade”, destacou.

PROJETO – O Espaço Turístico adaptado prevê a adequação de um espaço na areia da praia para a prática de vôlei e bocha; instalação de academia híbrida e playground com brinquedos adaptados interativos para crianças especiais; um quiosque de apoio com banheiros, depósitos, atendimento ao público, guarda volumes e copa; e, ainda, espaço de contemplação e convivência com piso nivelado integrado aos outros espaços, com esteira adaptada para facilitar a locomoção até o mar.