Conteúdo notícias

» Notícias

Defensora pública lança livro sobre litigância estratégica nesta 6ª em JP

Por: Matheus Wendell*

A defensora pública Monaliza Montinegro lança nesta sexta-feira (6), em João Pessoa, o livro “Litigância Estratégica na Defensoria Pública”, escrito em conjunto com a defensora pública do Ceará, Ana Mônica Anselmo de Amorim. O evento, que é aberto ao público, está marcado para as 10h, na Sede Administrativa da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), no bairro de Tambiá. Na ocasião, a autora dará uma palestra sobre o tema, seguido de um coffee break. 

De acordo com Monaliza Montinegro, litigar de forma estratégica “é uma forma de atuar que visa transformar a realidade social trabalhando o efeito multiplicador de um caso concreto”. Para a autora, vivemos uma era de ataque aos direitos conquistados, razão pela qual os métodos tradicionais de acesso à Justiça são cada vez menos suficientes para garantir a promoção de direitos.

“Por esse motivo apostamos em estudar sobre a litigância estratégica e sistematizar importantes atuações estratégicas das Defensorias Públicas de todo o Brasil”, ressaltou Monaliza.

Durante o lançamento do mesmo livro na última sexta-feira (29), no Ceará, a defensora Ana Mônica Amorim falou sobre como o defensor público passa a ser um agente de transformação social: “Litigar estrategicamente é ver que por trás de uma pessoa existe um problema que é macro, e não se resume à petição inicial. É ter um olhar diferenciado sobre o caso e enxergar novos horizontes, para pensar a justiça social”, disse.

SERVIÇO:

O quê: Lançamento do livro Litigância Estratégica na Defensoria Pública
Hora: 10h
Local : Sala do Conselho Superior, localizada na Av. Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá