Conteúdo notícias

» Notícias

DPE-PB e UFPB ampliam convênio de estágio para prática jurídica

Por: Larissa Claro e Matheus Wendell*

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ampliaram o convênio de estágio para estudantes do curso de Direito. Desde o início desta semana, estudantes matriculados na disciplina de práticas jurídicas passaram a atender no Fórum de Mangabeira sob a coordenação do defensor público João Gaudêncio. Por semana, 15 estudantes se revezarão no atendimento, que será avaliado pelo professor e coordenador da disciplina, Fábio Bezerra.

Na última terça-feira (25), o defensor público-geral da Paraíba, Ricardo José Costa Souza Barros, e o professor Fábio Bezerra se reuniram para acertar os últimos detalhes do convênio. A reunião aconteceu na sala destinada à UFPB dentro do Fórum de Mangabeira. Os atendimentos acontecerão lá e na sala da Defensoria Pública.

“É um convênio onde todas as partes ganham: nós teremos a condição de ampliar e melhorar o nosso atendimento dentro do Fórum, ao mesmo tempo em que estaremos fomentando nos estudantes o sentimento de pertencimento pela Defensoria Pública, uma instituição fundamental para o Sistema de Justiça, que presta um trabalho essencialmente nobre, possibilitando àqueles que não têm acesso à Justiça”, disse o defensor-geral.

As disciplinas de práticas jurídicas são obrigatórias dentro da grade curricular do curso de Direito. Por meio deste convênio, os estudantes terão a possibilidade de ampliar e aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, sob o prisma da Defensoria Pública.

*Estagiário