Conteúdo notícias

» Notícias

Crianças com microcefalia protagonizam exposição com apoio da DPE-PB

Por: Larissa Claro e Matheus Wendell*

Anjos no Ninho: este é o nome da exposição fotográfica de Walmar Pessoa aberta nesta segunda-feira (11), no hall do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto. A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) é parceira da iniciativa, que tem o objetivo de fortalecer as famílias de crianças afetadas com a síndrome congênita do zika vírus e que estão organizadas por meio da Associação Mães de Anjos da Paraíba (Amap).

A exposição com 33 fotos é fruto de uma articulação da Ouvidoria-Geral da DPE-PB. “Fomos procurados pela Amap há alguns meses para que a Instituição pudesse se engajar na luta dessas famílias que ainda sofrem com assistência precária por parte do Estado. A exposição não deixa de ser uma forma de chamar atenção para isso”, disse a ouvidora Andrea Coutinho.

A defensora pública Lydiana Cavalcante esteve na abertura e falou sobre o  papel da Instituição. “Estamos sempre trabalhando em parceria, não só  com essa associação, como também com várias outras entidades organizadas  civilmente e que precisam de apoio. Enquanto órgão de defesa dos  direitos humanos estamos à disposição para todas essas pessoas que de  alguma forma desejam alguma visibilidade ou precisam ter seus direitos  garantidos, a Defensoria tem a função de tutelar e garantir esse  direito, extrajudicialmente ou judicialmente”, disse.

De acordo com o fotógrafo Walmar Pessoa, a exposição tem a função de despertar a sociedade. “O objetivo é sensibilizar as pessoas para a causa, afim de conseguir parcerias e apoios que possam, de certa forma, ajudar essas mães e familiares, porque a realidade delas realmente é bem difícil. Depende muito da questão de medicamentos, atendimento médico, então todo tipo de parceria nesse sentindo vem a somar”, explicou o artista.

Na ocasião, foi lançado o site da Amap, uma ferramenta por meio da qual será possível arrecadar doações para as famílias, bem como fornecer informações para aqueles que desejem atuar como voluntários da associação. Além da parceria da DPE-PB e apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a exposição Anjos no Ninho também conta com patrocínio de empresas privadas.

AMAP - A presidente da Associação Mães de Anjos da Paraíba, Janine dos Santos, explica que “o objetivo da entidade é lutar pelo direito das crianças que foram afetadas pelo zika vírus, e a gente faz um trabalho social de doações para as crianças e suas famílias, porque a comunidade associada são pessoas de baixa renda. Além de lutar pelos direitos, fazemos esse trabalho, correndo atrás de cadeiras, banheiras, dessa assistência que as crianças não têm” contou.

FOTOS - A data de encerramento ainda não foi divulgada. Para acessar as fotos que integram a exposição, basta acessar este link.

*Estagiário