Conteúdo notícias

» Notícias

JP sedia reunião do colegiado nacional de defensores públicos gerais nesta 6ª

Por: Larissa Claro

O Colégio Nacional dos Defensores  Públicos Gerais (Condege) estará reunido nesta sexta-feira (25), em João  Pessoa,  para a XXXIV Sessão Ordinária do colegiado. A reunião vai  acontecer no  Laguna Praia Hotel, na orla de Tambaú, a partir das 10h.  Esta é a segunda vez que os defensores públicos gerais (DPGs) dos  Estados se  reúnem em João Pessoa. A primeira foi em setembro de 2017. 

Entre   os pontos previstos na pauta, está a apresentação de dois importantes   sistemas que poderão ser adotados pelos Estados para melhorar a atuação   das Defensorias Públicas. Um deles é o sistema Doutora Júlia, de   automatização de petições, e o segundo é o programa Voxia, para  degravação de vídeos e audiências judiciais.

Outro ponto   importante será o acesso ao Sistema Central de Informações do Registro   Civil (CRC), por meio do qual é possível acesso aos diversos cadastros   de registro de nascimento, óbito e demais informações, instituído pelo   Provimento nº46 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Condege  é uma associação civil de âmbito nacional que funciona como órgão  permanente de coordenação e articulação dos interesses das Defensorias  Públicas existentes no Brasil. É presidido atualmente pelo defensor  público geral de Pernambuco, José Fabrício Lima Silva. Na Paraíba, a  Defensoria Pública estadual é comandada pelo defensor público Ricardo  José Costa Souza Barros, responsável pela realização do evento no  Estado.