Conteúdo notícias

» Notícias

JP sedia reunião do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas

Por: Matheus Wendell*

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) sediou nesta terça-feira (24), em João Pessoa, a 4ª reunião ordinária de 2019 do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, com a presença de ouvidores gerais de 10 Estados brasileiros. Amanhã (25), o grupo volta a se reunir na Sede Administrativa da DPE-PB, dessa vez com a sociedade civil organizada.

A ouvidora da DPE-PB, Andréa Coutinho, explica que o encontro busca o compartilhamento de experiências, o fortalecimento da rede nacional e uma análise do que pode ser desenvolvido e aprimorado em cada Estado. “Cada Ouvidoria tem uma cultura e problemática diferente, mas o objetivo do Conselho é o fortalecimento da Instituição e da sociedade. Esse vínculo com a sociedade é intrínseco ao nosso trabalho, então é de fundamental importância que nós, ouvidores, estejamos sempre nos organizando, dialogando e compartilhando experiências”, disse.

Além da ouvidora da DPE-PB, compareceram ao evento os ouvidores externos da Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraná e Acre.

Ainda na programação desta terça-feira (24), o Conselho tem um encontro com alunos dos cursos de Direito e Serviço Social da  Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) para uma roda de diálogo sobre a democratização e o acesso à Justiça por meio das ouvidorias públicas das defensorias.

*Estagiário