Conteúdo notícias

» Notícias

Parceria facilita emissão gratuita da 2ª via de documentos a assistidos

Por: Ascom

Através de parceria com cartórios de registro da Paraíba e de outros estados, a Defensoria Pública da Paraíba, por meio do 1º Núcleo de Atendimento, tem viabilizado gratuitamente a seus assistidos a emissão de 2ª via de documentos, a exemplo de certidões de casamento e batismo.

De acordo com a defensora pública Luzia Aparecida, cerca de 50 pedidos dirigidos aos cartórios da Paraíba e de outros Estados já foram atendidos. "Mediante um requerimento simples que padronizamos, obtemos por meio de parceria com os cartórios a emissão gratuita da 2ª via de outros documentos, como certidão de nascimento”, explicou a defensora que, de forma incansável, diligencia inclusive com telefonemas a familiares dos interessados, em busca de informações sobre localização de cartórios onde registros foram efetuados.

Certidões de casamento e de divórcio com averbação atualizada sem custos também têm sido viabilizadas para casais. A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, destacou o alcance social desse atendimento a pessoas carentes, que muitas das vezes procuram o Núcleo apenas com alguns dados como data de nascimento e nome dos pais e de lá saem com documentos que legitimam sua cidadania.

"Nos sentimos bastante gratificados em cumprir uma de nossas  metas, que é trabalhar pelas pessoas pobres, que têm na Defensoria Pública uma das portas de entrada para a justiça e cidadania", concluiu Madalena